Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Programa transforma conteúdo da tela do computador em áudio

Serviço Federal de Processamento de Dados ( Serpro) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveu o programa Liane TTs, voltado à inclusão social de deficientes visuais. A ferramenta gratuita é baseada em um programa (software) livre e permite que pessoas cegas ou com elevado grau de deficiência visual possam usar o computador com facilidade. O Liane TTs transforma texto em áudio, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso ao conteúdo exibido na tela.




Um treinamento foi ministrado na sede do Serpro e transmitido por videoconferência para Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, para entidades que representam e atendem deficientes visuais nesta segunda-feira (26).

No Brasil, segundo o IBGE, existem 2,46 milhões de pessoas com grande dificuldade permanente de enxergar, mesmo com lentes corretivas, e cerca de 150 mil cegos.

Segundo o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Mizael Conrado de Oliveira o programa vai facilitar bastante a vida dos deficientes visuais. “Isso é fundamental para o acesso a comunicação, o Liane TTs garante ao deficiente uma acessibilidade sem custo”, afirmou.

Para o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, o próximo passo é criar um software que transforma em áudio as informações da tela de um celular. “Se nós não pensarmos em acessibilidade nesta plataforma, estaremos fazendo uma pseudo exclusão nessa atividade, que é a nossa ferramenta de trabalho”.

De acordo com o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José, a novidade é que este programa é totalmente gratuito e de uso livre, além de poder ser usado também em Linux. “Temos outros softwares parecidos no mercado, porém, só podem ser utilizados em Windows. Essa é a primeira versão para Linux, além de ser a única gratuita entre as opções existentes”.

Embora o principal público-alvo de sistemas de texto-para-fala como o Liane TTS seja formado por pessoas com deficiência visual, esse tipo de programa pode ser usado por pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura, ou com deficiência severa de fala e por crianças recém alfabetizadas.

A instalação do Liane TTs é gratuita e pode ser feita por meio do link http://www.serpro.gov.br/servicos/downloads





http://www.alo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=139068

Nenhum comentário: