Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Preocupação para moradores das áreas de risco

Defesa Civil alerta para possíveis problemas que surgirão com as chuvas

Márcia Prado

Segundo o Major Alexandre Athaídes da Defesa Civil, hoje o Distrito Federal tem 26 áreas de risco que estão sendo monitoradas 24 horas pelo órgão. “Os principais locais de risco ficam na Ceilândia, em Sobradinho, Planaltina e Núcleo Bandeirante”, afirma. Algumas residências foram notificadas por fiscais. Porém os moradores não quiseram se retirar, “A Defesa Civil capacitou algumas pessoas para identificar possíveis desabamentos e nos informar de imediato caso algo aconteça”, conta o major.

Chuvas torrenciais sempre podem causar alagamentos, porque o volume de água é muito grande, situação que é agravada pelos lixos jogados em locais indevidos e que entopem as saídas de escoamento da água.

Ao ser questionado quanto ao que esses moradores devem fazer, o major diz que a função dos moradores é comunicar a defesa civil qualquer alteração no solo ou paredes. “Fizemos uma varredura e ao primeiro sinal de um possível alagamento iremos retirar as pessoas do local É importante que, mesmo as pessoas que não residem nessas áreas citadas fiquem atentas caso a moradia apresente rachaduras ou erosões no solo, e sendo assim, entrem em contato com a Defesa civil para orientação”, conclui.

Nenhum comentário: