Pesquisar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

Biblioteca Nacional comemora 2 anos de existência

De acordo com usuários a falta de acervo ainda é o único problema

Márcia Prado

Aberta ao público desde 12 de dezembro de 2008, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) recebe cerca de 600 pessoas por dia. E hoje comemora dois anos de funcionamento com uma programação de eventos culturais abertos ao público brasiliense.




As comemorações começam na manhã do dia 10, a partir das nove horas, e terminam às 21 horas essas atividades serão realizadas no auditório da BNB. Haverá um lançamento de livros digitais, apresentação do coral do Superior Tribunal de Justiça (STJ), palestras, performance de dança, espetáculo teatral e apresentação musical.
Segundo a assessora de comunicação da BNB, Flávia Salim, a biblioteca tem uma boa estrutura tecnológica e oferece serviços tais como rede Wireless nos salões e estudos, salas específicas para estudos em grupo, espaço com computadores conectados por meio de internet banda larga, entre outros. Ela diz que as salas de estudo são procuradas, principalmente, por pessoas que estudam para concursos.
O moto boy Jaílson Azevedo é usuário dos computadores com internet e diz não ter do que reclamar com relação aos serviços e atendimento. “Eles prestam um bom serviço, mas sinto falta dos livros”, conta ele.
A estudante Monique Sobral não é usuária assídua e visitava o espaço pela primeira vez. “Pretendo ver como é, se é legal para estudar e se possível voltar mais vezes”, diz Monique que procurou a BNB devido as boas referências que teve do local.
Muitas pessoas utilizam as salas de estudo não só pela tranquilidade, mas pela localização da biblioteca. O servidor público Lucas Gomes é um deles. “Ter acervo ou não, nem faz diferença para mim, eu utilizo o espaço físico com meu próprio material. É ideal porque trabalho aqui perto, então saio do trabalho e venho para cá estudar para concursos”, ressalta Lucas.

Lançamento do livro

Alunos da da Escola Classe 415 Norte farão o lançamento de 28 livros produzidos por eles, em formato digital. Os livros digitais são fruto da parceria firmada entre o Núcleo Pedagógico da BNB, a direção da escola e o Departamento de Botânica/Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília.
Os livros digitais foram produzidos no decorrer deste ano pelas turmas de educação infantil e ensino fundamental de primeiro ao quinto ano totalizando a participação de cerca de 378 alunos. Ao todo são 28 livros organizados em duas versões: uma científica (13 livros) e a outra literária (15 livros).

A questão do acervo

Apesar de ser grande e ter uma excelente estrutura física, a biblioteca não possui um espaço de livros como as demais. De acordo com Flávia Salim, a biblioteca conta com cerca de 15 mil livros catalogados, porém não foram liberados para uso devido à sistemas burocráticos.
“Infelizmente ainda não conseguimos abrir o acervo para a população porque precisamos de equipamentos de segurança como totens, tarjetas magnéticas e outros materiais que dependem de licitação para a compra”, afirma Flávia.
Ela diz que a população tem se manisfestado em relação a falta de acervo, porém é necessário aguardar essa licitação. “Espero que neste novo governo isso se resolva logo. Nós precisamos atender a população, estamos aqui para isso”.

Nenhum comentário: